Acontece

O Outubro Rosa é uma campanha que ocorre no décimo mês do ano e traz a importância da conscientização sobre o controle do câncer de mama. Assim como o Agosto Dourado, Setembro Amarelo e Setembro Verde, as ações do mês de outubro servem para que haja mais acesso à informação e, consequentemente, proporcionar maior acesso aos meios de tratamento.

Ao ser diagnosticado precocemente, o câncer de mama tem cerca de 90% de possibilidade de cura. Apesar da doença se desenvolver comumente em mulheres, cerca de 1% dos casos também aparecem em homens.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, a mamografia é indicada para mulheres a partir dos 50 anos, pois o risco de desenvolvimento do câncer é maior a partir dessa idade. Apesar de não possuir uma causa única, existem maneiras de reduzir as chances do câncer de mama, como: manter o peso corporal adequado, evitar consumo de bebidas alcoólicas, evitar tabagismo, praticar exercícios físicos, entre outros hábitos de vida saudáveis.

O INCA produziu cartilhas com informações sobre o câncer de mama, como a revista nominada “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?” que já está na sua quinta edição e fortalece as recomendações do Ministério da Saúde sobre o tema.

Em Curitiba, a Associação Amigas da Mama presta serviços sociais gratuitos de apoio às mulheres em tratamento contra o câncer de mama, além de atuar na defesa e garantia dos direitos dessas mulheres.