A campanha sobre a doação de órgãos é marcada como Setembro Verde e tem como objetivo dar mais visibilidade e divulgar informações sobre o tema. Um dos principais empecilhos para que os órgãos de uma pessoa sejam doados, é a recusa da família em autorizar o procedimento.
Só podem ser doados órgãos da pessoa que foi diagnosticada com morte encefálica e, em alguns casos, a doação pode ser feita em vida. A morte encefálica é a parada total e irreversível das funções cerebrais. Após o diagnóstico, os familiares de até segundo grau, devem autorizar a retirada dos órgãos que podem ser doados e a família não irá pagar nada pelo procedimento.
Em vida, apenas podem ser doados parte do fígado, rim e medula óssea. Já os órgãos que podem ser doados da pessoa com morte encefálica são os rins, fígado, coração, pâncreas, pulmões, pele, ossos, córneas, valvas cardíacas e tendões.
A Unitec é parceira da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na campanha “Doação de Órgãos. Fale sobre isso.”, que incentiva a doação de órgãos e tecidos para transplante no Paraná e ressalta a responsabilidade social da escola com a comunidade, contribuindo com a divulgação e esclarecimentos, buscando ajudar na ampliação de números de doação e transplantes no estado.
Quer ser um doador de órgãos? Avise sua família sobre a sua vontade, com apenas um doador até nove vidas podem ser salvas.
Saiba mais sobre a doação de órgãos acessando http://www.paranatransplantes.pr.gov.br/#doe-orgaos